segunda-feira, 22 de novembro de 2010

A máfia japonesa

Conforme foi dito no post anterior, há em alguns casos, uma ligação entre tatuagem e crime. E é nesse contexto que o grupo famoso conhecido como Yakuza se insere. A Yakuza também chamada de gokudō, são membros de um grupo do crime organizado japonês. Podendo ser conhecida como uma gangue, um clã ou uma máfia de japoneses.


                                                     Membros da Yakuza
 
A origem da Yakuza é incerta. Alguns dizem que são descendentes dos 'kabuki-mono', causa do século 17, que usavam roupas e cortes de cabelo esquisitos e falavam um elaborado dialeto de gírias. Durante a era Tokugawa - uma época de paz em todo o Japão -, onde os samurais já não eram necessários, os 'kabuki-mono', para sobreviver, voltaram todas as suas atividades para o roubo das pequenas comunidades.
Os membros atuais da Yakuza, no entanto, ignoram essa teoria, dizendo que são, na verdade, descendentes dos 'machi-yokko' - um misterioso grupo que defendia a população e os pobres


 No final do século 19, o Japão passou por uma grande transformação industrial e social, e a Yakuza logo quis tirar proveito dessas transformações. Eles começaram a recrutar em peso dentro da indústria de transporte e construção, e também começaram a trabalhar em conjunto com as autoridades, em troca de tratamento mais favorável pela polícia. O número de membros da Yakuza continuou a crescer progressivamente até o envolvimento do Japão na Segunda Guerra Mundial.



Mais recentemente, a Yakuza começou a ramificar-se dentro da sociedade através de negócios nos quais eles possuem fácil acesso, como finanças, imóveis e investimento bancário. Em 1992, medidas foram tomadas a fim de reduzir a crescente influência política e financeira da Yakuza, através da aprovação do Ato para a Prevenção de Atividades Ilegais Realizadas por Membros de Boryukudan (Yakuza ou gangue criminosa). Enfurecidas com essa nova lei, esposas e filhas de membros da Yakuza realizaram uma marcha em Ginza, Tokyo, em protesto.



A nova lei parece ter surtido pouco efeito em relação à questão, e a Yakuza ainda continua presente, como já o era, na sociedade japonesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário